SAÚDE MENTAL E DOENÇAS CARDÍACAS
🧠 O que tem haver a saúde mental com doenças relacionadas ao coração? 🫀
"A cada meia hora, pelo menos uma pessoa é internada por problemas cardíacos no Ceará. Só até julho, foram quase 12 mil hospitalizações por infarto, arritimias insuficiências e outros agravos, segundo dados do Ministério da Saúde, levantados pelo Diário do Nordeste." Diário do Nordeste, 29/09/2024.
O CRESCENTE ÍNDICE DE TRANSTORNOS MENTAIS E PSIQUIÁTRICOS
O declínio da saúde mental da população tem sido causado além de outros fatores, por constantes estresse e ansiedade, bem como pela síndrome de Burnout, que afetam diretamente o funcionamento cardíaco.
O estado de alerta e fuga, causado por tais condições, provoca a liberação de alguns hormônios, como o cortisol e a adrenalina que aumentam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, podendo ocasionar infarto, arritimias e AVC.
Já a depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar, por retirarem a vitalidade do ser humano, ou seja, a motivação e o prazer pela vida, fazem com que os hábitos saudáveis sejam esquecidos ou abandonados, como por exemplo, a prática de exercícios físicos, a meditação, e a ingestão de alimentos saudáveis e etc.
A maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada, ou as que já foram estabelecidas, podem ser atenuadas, através da abordagem de fatores comportamentais de risco.
Medidas de precaução como evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo, redução do consumo de alimentos industrializados e açucarados, bem como a prática de exercícios físicos regularmente, podem melhorar e/ou evitar substancialmente problemas relacionados não só a saúde cardiovascular, mas também, de todo o organismo do indivíduo.
Por L. Rachel
Comentários
Postar um comentário