JUGO DESIGUAL
Certa vez, me deparei com as seguintes frases:
1. "As pessoas dão sinais. Aceite-os, ainda que sejam contra a sua vontade."
2. "Observe o comportamento delas, e nunca mais será enganado(a) por suas palavras."
3. "O pior cego é aquele que não quer ver!"
O ser humano está constantemente compactuando com algo ou alguém. O intuito desse pacto, pelo menos, era pra ser sempre de; benefício pra ambas partes envolvidas. Porém, na realidade, nem sempre é isso que acontece. A bíblia relata do começo ao fim, de pactos que levaram e levarão inúmeras pessoas à ruínas, nos instruindo a não submetermos a jugos desiguais, senão vejamos:
"Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?" 2 Corintios 6:14-15.
A expressão "jugo desigual" em grego é "heterozugeo", e significa estar desigualmente unido; ter comunhão com alguém que não é semelhante. E aqui, não vamos nos fixar apenas em religião, apesar de ser um requisito essencial. Contudo, muitas alianças são feitas com pessoas da mesma fé, porém, essa união constitui-se em jugo desigual, pelo fato de um ou alguns deles possuír(em) caráter(es) desvirtuado(s). Portanto, a questão é justamente entre fé e caráter.
Não sou tão fã de Sigmund Freud, porém uma frase sua é coerente: "Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?".
Por possuirmos uma natureza decaída, temos sempre a má tendência de transferirmos a responsabilidade de nossos próprios atos à outras pessoas. Muito embora, elas possuam suas parcelas de culpas. Trata-se nesse caso, de uma cilada de Satanás. Ele mesmo foi um exemplo disso no céu. Fez o que era mal aos olhos de Deus, e depois o culpou por sua própria maldade. Do mesmo modo, ele age na vida dos seres humanos; o influenciando pra prática do engano, e após, eximir-se dos resultados dele, pra que no fim, não se conscientize da necessidade de mudança em sua índole e comportamento, e continue atolado na prática de seu próprio pecado, que o levará para condenação eterna.
A serpente (Diabo) enganou Eva, e essa, ao seu marido. Quando Deus desceu ao jardim do Éden, em busca de Adão, e perguntou o que havia acontecido, Adão culpou a sua esposa pela desobediência. E Deus ao questionar Eva, ela imputou o erro à serpente. Mas, resumindo; todos foram culpados.
O Diabo com tudo isso quis apenas algo: Tentar comprovar, o que anteriormente ele havia discutido no céu; "a ineficácia" da soberania de Jeová. De que suas criaturas não eram perfeitas e de que Ele era um Deus injusto, pois a culpa da desobediência no Éden era na verdade dele.
Porém, todos os dias o homem e a mulher eram ensinados por Javé e por anjos a respeito verdade, inclusive, da existência do próprio Satanás e do que ele era capaz de fazer. Porém, mesmo assim, ambos tentaram contra Deus, o desobedecendo.
Cada ser humano é responsável por si mesmo, já que é dotado de livre arbítrio. Então, recapitulando; o Diabo utiliza-se de sua influência, o conduzindo ao erro, e uma vez o indivíduo estando preso no lamaçal, o faz culpar os outros por sua calamidade.
Portanto, a mesma coragem que surgiu pra prática do erro, deve também permanecer no homem pra que assuma sua falha. E, principalmente ter paciência e humildade para colher as consequências que possam surgir disso. Jeová pode fazer qualquer milagre em nossa vida. Entretanto, não impedirá que resultados ruins nos sobrevenham, exatamente para não tomarmos novamente as mesmas atitudes.
O silêncio de Deus, diante do sofrimento humano, quando está colhendo os frutos de sua semeadura, se torna uma lição de vida pra si mesmo e aos outros. Todavia, Javé é o único que pode transformar toda a maldição que cometemos em bênçãos.
E podemos citar isso como exemplo: Deus pode curar pessoas de doenças que elas mesmas procuraram, como não tendo um estilo de vida saudável, com a ingestão de alimentos proibitivos, segundo a bíblia, ou o uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, porém, o indivíduo deve lidar com as possíveis sequelas que possam sobrevir.
A bíblia é bem enfática ao dizer que somos hoje, resultado de nossas escolhas no ontem. E que, o dado momento presente, será consequência do amanhã.
A vida é composta por escolhas, e a todo momento estamos pactuando com coisas e pessoas. Todavia, a palavra do Senhor deixa um recado em Gálatas 6:7: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. O que devemos ter consciência é que a bíblia não mente e que no momento oportuno, a vida trará as consequências do plantio; sejam boas ou ruins, assim como uma árvore que produz maçãs não pode produzir cajus. Então, preocupemos - nos com nossos próprios pecados, porque Deus não nos irá perguntar pelos pecados dos outros.
Exorta o Senhor em Deuteronômio 10:12-13: "Agora, pois ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?" E então segue a promessa da benção ou maldição em razão das escolhas em Deuteronômio 11:26-28 que assim diz: "Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas, vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes." E aqui, o que Deus quer dizer hoje pra nós é a respeito de deuses criados em nosso próprio coração. Que pode constituir -se desde pessoas a coisas, como já vimos em reflexão anterior. E esses deuses que habitam em nós, são os responsáveis por nossas escolhas, o que não pode acontecer, pois isso, se constitui em idolatria e violação do primeiro mandamento do decálogo.
Então, o que devemos entender é que, as ordens divinas são como um "quebra cabeça", faltando uma única peça, todo o jogo estará perdido.
Por L.Rachel
Comentários
Postar um comentário