JUNK FOOD E MEMÓRIA
Pesquisas recentes (EUA) mostraram que o consumo contínuo de refeições baseadas em lanches e alimentos excessivamente açucarados tem impacto no hipocampo.
O hipocampo é uma pequena estrutura cerebral que gerencia a memória. Também está associado a aprendizagem e as emoções.
Essa região suprime as memórias relacionadas ao sabor dos alimentos tentadores quando estamos satisfeitos. Todavia, quem rotineiramente ingere alimentos do grupo junk food, tende a ter esse bloqueio de desejo diminuído.
Sendo assim, uma vez essa barreira sendo rompida, o autocontrole do indivíduo será afetado, visto que aumentará o desejo de consumir mais esses tipos de alimentos, criando portanto, um ciclo vicioso, abrindo portas não apenas para a obesidade, mas para diversas enfermidades.
Logo, conclui-se que a alimentação inadequada altera o funcionamento do hipocampo, danificando-o, causando-lhe rigidez e encolhimento, consequentemente prejudicando a capacidade de guardar e formar novas memórias.
Contudo, é possível a neurogênese (reversão do quadro com a formação de novos neurônios ou o fortalecimento das sinapses cerebrais), através de um novo estilo de vida, porém saudável, com uma alimentação regrada e rica em nutrientes.
Ressalta - se que, a limitação da ingestão de açúcares, sal e gorduras trans é necessária para uma dieta balanceada.
Por L.Rachel
Comentários
Postar um comentário