NARIZ E ALZHEIMER

 



Qual a relação existente entre o nariz e a doença de Alzheimer?

Já imaginou que um simples ato de cutucar o nariz pode trazer sérios problemas de saúde, dentre eles, a possibilidade da doença de Alzheimer? Parece muito bizarro, mas é realidade. 

Cientistas australianos recentemente descobriram a relação entre CUTUCAR o nariz e a origem de demências, como o Alzheimer. Porém, o tema continua a ser aprofundado, para obtenção de maiores detalhes em humanos.

O que se concluiu foi que, embora seja uma prática bastante comum, e aparentemente inofensiva, o ato de cutucar o nariz pode prejudicar a proteção dos tecidos nasais, facilitando assim, a entrada de bactérias nocivas ao cérebro.

Em experimentos realizados em ratos, observou-se que a invasão bacteriana provoca uma resposta cerebral que simula as condições do Alzheimer, como o acúmulo de proteínas  beta-amiloide.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa produzida pelo acúmulo de proteínas betâmicas, o qual leva um comprometimento progressivo das funções cognitivas e memória.

O estudo revelou que a bactéria chlamydia pneumoniae, portadora da proteína betâmica, encontrada em infecções respiratórias como a pneumonia, pode ser transportada do nariz ao cérebro, por meio de um nervo, afetando consequentemente, a saúde cerebral. Detectou-se ainda que, em um curto período de 24hs a 72hs, a bactéria invadiu o SNC.

A pesquisa concluiu que, para a redução do risco de proliferação e infecções bacterianas que possam causar danos no cérebro e em outras partes do organismo,  recomendou-se evitar hábitos de cutucar o nariz e aparar os pelos nasais grosseiramente.


Por L. Rachel






Comentários

Postagens mais visitadas